• Cururupu realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017–2020 nesta segunda-feira (30).

    Evento reúne sociedade civil e poder público para discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes no município.

    Cururupu (MA) – A cidade de Cururupu sediará nesta segunda-feira (30), a partir das 13h, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2017/2020. O evento será realizado no salão paroquial O Precursor, no centro do município, e reunirá representantes do poder público, entidades da sociedade civil e a população em geral.

    Promovido pela Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o fórum tem como objetivo central avaliar, propor e fortalecer ações voltadas à promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

    O encontro também conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Administração e Finanças, Obras, Agricultura, além do Conselho Tutelar, CRAS e outras entidades convidadas.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Diálogo participativo e compromisso social

    O Fórum Comunitário é uma etapa fundamental para a obtenção do Selo Unicef, certificação concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a municípios comprometidos com políticas públicas eficazes e inclusivas para a infância e adolescência.

    Durante o evento, a comunidade poderá analisar indicadores sociais, discutir desafios e apresentar sugestões para melhorar as condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. Também será possível acompanhar o andamento das ações e políticas públicas já implementadas.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Quatro grandes objetivos

    A edição 2017/2020 do Selo Unicef está baseada em quatro grandes objetivos:

    1. Garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos;

    2. Assegurar políticas sociais de qualidade para os mais vulneráveis;

    3. Prevenir e responder às formas extremas de violência;

    4. Promover o engajamento e a participação cidadã.

    Esses objetivos desdobram-se em 17 Resultados Sistêmicos que devem ser perseguidos pelos municípios participantes ao longo da edição.

    Participação da juventude por meio do JUVA

    Um dos destaques do Fórum será a participação ativa dos adolescentes por meio do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), chamado na Amazônia de JUVA – Juventude Unida pela Vida na Amazônia. O grupo terá espaço para debater ideias, propor melhorias e contribuir com o processo de transformação social, reforçando a importância do protagonismo juvenil.

    Sobre o Selo Unicef

    O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com estados e municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A estratégia tem como meta promover melhorias concretas e sustentáveis na vida de meninas e meninos dessas regiões, por meio do fortalecimento das políticas públicas e da participação social.

    Deixe uma resposta