Abandono, tristeza, insatisfação, descaso e mora de morcegos! Esses são alguns atributos usados para definir um Centro de Ensino Fundamental Cultural do Brasil, localizado no Quilombo de Brasília, zona rural do município de Serrano do Maranhão. As imagens são as mais cruéis em um município com mais de 10.202 habitantes.
Segundo informações, a escola esta há dois anos nessas condições. O local, que era para servir de aprendizagem, virou abrigo dos mamíferos e, hoje é uma preocupação para os moradores da comunidade da zona rural.
No vídeo, a mulher relata que os alunos da creche 2 até 5º ano dividem o mesmo espaço mesmo com a diferença de idade, o professor precisa de desdobrar para orientar a classe com os anos diferentes e matérias ainda inclusas.
A denúncia feita pela pessoa que grava o vídeo, afirma que, os alunos matriculados no ano de 2021/2022 na (creche I), não puderam frequentar as aulas pelo fato de que não existe creche, afirma.
A moradora continua, mostrando o vergonhoso descaso, e encontra a sala que seria usada para atendimento médico, em um estado de calamidade, com papeis jogados roídos pelas traças e maca enferrujada em uma ligar insalubre.
PROCURAMOS A PREFEITURA DE SERRANO DO MARANHÃO, MAS ATÉ O MOEMNTO NÃO NOS RESPONDERAM.