Em tempos de crise e pandemia, a solidariedade aflora de onde menos se espera.

Estamos todos em guerra contra um inimigo invisível, o novo coronavírus, pois assim, é definido o momento pela rede solidária e organizações de saúde. Pois neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia.

O distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir que o novo coronavírus se espalhe, na verdade, tem aproximado pessoas. Elas estão se dispondo a fazer compras em mercados e farmácias para evitar que idosos e demais pessoas do grupo de risco precisem sair às ruas. Outras dão aulas gratuitas on-line e cuidam da saúde mental da sua rede de afeto.

Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Mediante as realidades de cada cidade, vêm à interferência político-partidária que faz um verdadeiro desagregamento na tentativa de união na luta contra o inimigo. Mas em Cururupu enquanto militantes de governo e oposição estão degladiando-se, os voluntariados estão agindo, a prova é a ação de um casal que mesmo enfrentando suas dificuldades colocaram-se a disposição para ajudar outras pessoas.

A Psicologia Social, diz que a principal motivação das iniciativas solidárias está relacionada ao reconhecimento da dor do outro. “Seres humanos são seres coletivos que se identificam com a mesma condição diante de crises agudas que ameaçam nossa existência”. Diz a professora de Psicologia Social, Cris Fernández Andrada.

São em momentos de ruptura, portanto, que surgem as ações solidárias como um mecanismo de minimizar os danos diante da fragilidade humana e de se reconhecer no lugar do outro. As iniciativas de solidariedade nos fazem sentir mais potentes no plano coletivo, ampliam nossa resistência e nos mostram que somos iguais e estamos juntos.

Para o Psicólogo Social Cururupuense, Junior Almeida, o individual diante de determinadas situações de fragilidades ou crises, ele acaba descobrindo a sua identidade social. Junior, diz que o nosso protagonista social DJ Nailson Roots, teve empatia pela situação do outro, conseguiu entender, vivenciar a dor, a situação do outro, e parabeniza a ação do voluntário.

Foi exatamente com esse sentimento de identificação, pertencimento à comunidade, que o DJ Nailson Roots, como é carinhosamente conhecido em Cururupu e em toda a região, implantou seu ato solidário. Após acompanhar a esposa na fila da casa lotérica, onde teve que passar várias horas acordado e analisando as condições das pessoas, o DJ Nailson Roots, buscou ajudas e comprou uma caixa de isopor, casos plásticos e água mineral.

No dia 18 de maio iniciou a suia peregrinação social, colocou na garupa de sua moto a caixa de isopor com água e foi para a fila da casa lotérica e começou a distribuir gratuitamente água para as centenas de pessoas que estavam nas filas. Como sempre, o primeiro dia foi de criticas, elogias e muitas especulações, com foco, persistências, determinação, o DJ Nailson Roots, continuou e estará realizando sua ação até o dia 30 de maio.

Em contato com o DJ Nailson Roots e a sua esposa, conhecida como Rose, nos informaram que precisam de ajuda, e que a ação vai continuar até o dia 30 de maio de 2020. O casal acrescentou que em virtude trabalho do DJ Nailson Roots, as entregas estão acontecendo agora somente pela parte da manhã, mas são todos os dias.

Parabenizamos o DJ Nailson Roots, pelo nobre ato, que serve de exemplo para todos nós, que muitas vezes não nos importamos com o outro, para as instituições públicas, privadas e filantrópicas que muitas vezes vendam os olhares ou não querem enxergar os problemas sociais enfrentados pelos munícipes todos os dias. São pessoas simples, humildes, que dedicam seu tempo, compartilham dos seus poucos recursos e dividem o pouco que tem com o próximo que nada tem.

Além de algumas entidades e famílias, a prefeitura de Cururupu através da secretaria municipal de saúde colocou a disposição assistência psicológica com a implantação do Disk Covid-19, que já está em pleno funcionamento. O Disk Covid-19 funciona através do número (98) 98509-7619, onde médicos e médicas estão de plantão de segunda a sexta, das 7h às 19h orientando e prestando esclarecimentos à população que apresentar os sintomas do Coronavírus. A comunicação pode ser feita por ligação telefônica, vídeo chamadas ou aplicativo WhatsApp.

E para dá assistência psicológicas á população e aos profissionais do município as psicólogas da rede de saúde do município e que atendem pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação estão acolhendo as demandas da comunidade pelo Canal Online, o atendimento é feito por quatro psicólogas por vídeo chamadas via WhatsApp ou  ligação de celular,  o canal batizado “Você não está só!” atende pessoas que estão se sentindo fragilizadas diante do momento da pandemia, pessoas com ansiedade ou medo causado pela pandemia do coronavírus podem procurar atendimento psicológico gratuito por telefone.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Contatos: 98424-6293 – Psicóloga Carla Aguiar, 98451-6537 – Psicóloga Caroline Castro, 98492-3132 – Psicóloga Amanda Oliveira e 98439-9433 – Psicóloga Airla Tanara. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 e das 14h  às 17h. São 04 psicólogas que atendiam em ambulatórios das Secretarias Municipal da Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, mas que foram realocados após terem as atividades suspensas por causa da pandemia.

Deixe uma resposta