A Equatorial Maranhão e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social — SEDES firmam parceria em benefício das famílias de baixa renda do Estado. Na ação, a Distribuidora de energia disponibiliza os dados atualizados sobre o programa Tarifa Social de Energia Elétrica — TSEE e orienta os assistentes sociais, agentes comunitários e técnicos da área para ampliar a busca das famílias que ainda podem ter o benefício, que pode gerar um desconto de até 65% na conta de energia. A busca ativa conta ainda com apoio da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania — SARC e Coordenação Estadual do PAB e CadÚnico, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Assistência Social — SAAS e Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional – SASAN.
O mutirão de orientações já passou pelas cidades de Barreirinhas, Humberto de Campos, Cachoeira Grande, Rosário e Turilândia. Na última semana, a ação esteve também em Cururupu, onde 5.320 clientes já fazem parte do programa do Governo Federal, mas, muitos ainda estão sem esse desconto. Somente na cidade, 4.631 famílias são potenciais beneficiários, mas, não se cadastraram.
“Com essa parceria podemos abordar a realidade dos municípios com relação às questões importantes sobre a tarifa social e assim buscarmos estratégias para levarmos para, cada vez mais pessoas, esse benefício tão importante. Com as orientações certas, os assistentes vão a campo em busca desses potenciais beneficiários”, ressalta a Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, Claudia Amélia Pessoa.
Para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, quem ainda não possui NIS – Número da Identificação Social, deve procurar o CRAS mais próximo para se cadastrar. Para quem já possui o NIS atualizado, pode buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão ou o CRAS para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.
Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, e beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC. Também estão aptas famílias cujo membro dependa da energia elétrica para sobrevivência (equipamento vital).
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão