Nota de repúdio contra o atraso no pagamento de servidores em Cururupu

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 12 de janeiro de 2019
Fonte: Com Informações do Portal Icururupu 

Adicionar legenda

CURURUPU – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cururupu (SINSPUMUC) vêm mais uma vez a público, através de nota de repúdio, expressar sua insatisfação quanto aos constantes atrasos no pagamento dos salários dos servidores municipais.

Em nota, o Sindicato que representa a categoria afirma ser inaceitável que a administração municipal, não tenha sequer efetuado o pagamento da folha salarial de dezembro de todos os servidores. O Sindicato afirma se solidarizar com todos os servidores públicos municipais que vêm sofrendo com essa conduta que, infelizmente, se arrasta há meses por parte da Prefeitura Municipal de Cururupu.

O salário é o meio de sobrevivência do servidor público e seu atraso provoca transtornos desnecessários e vexatórios. Muitos servidores estão impossibilitados de honrar seus compromissos financeiros, enquanto outros já calculam os prejuízos com juros, multas e outros encargos causados pelo reiterado atraso no pagamento. Foi por isso que a Constituição Federal elevou o salário ao nível de direito fundamental, mantendo-o sob o manto protetor de todas as garantias e direitos fundamentais, afirma trecho da nota. 

ÍNTEGRA DA NOTA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cururupu, vem à público, através desta nota de repúdio à Prefeitura de Cururupu, expressar sua insatisfação ao constante atraso do pagamento dos salários dos servidores e também ressaltar sua total indignação por excluir algumas categorias do direito constitucional de receber seus proventos junto com os demais trabalhadores.

É inaceitável que a Administração Municipal até a presente data não tenha dado nenhuma satisfação quanto a efetivação do pagamento da folha do mês de dezembro na íntegra de todos os servidores. Em tempo nos solidarizamos com os servidores que vêm sofrendo com essa conduta que, infelizmente se arrasta por todo fim de ano desta Gestão.

O pagamento dos salários no 5º dia útil do mês trabalhado é um direito fundamental de todo trabalhador. Não é dado ao Gestor, o direito de optar por realizar outras despesas, violando a ordem de preferência ao pagamento da remuneração dos servidores, já que os salários possuem evidente natureza alimentada pela Constituição Federal. 

O salário é o meio de sobrevivência do trabalhador e seu atraso provoca transtornos desnecessário e vexatório. Muitos servidores estão impossibilitados de honrar seus compromissos financeiros, enquanto outros já calculam os prejuízos com juros, multas e outros encargos causados pelo atraso no pagamento.

Apesar de ser públicos e notório, o aumento de funcionários contratados e muitos com alto salários, a Administração Municipal usa os argumentos mais esdrúxulos para justificar esses atrasos e parcelamentos dos salários dos servidores. O que faz-se necessário um planejamento dentro dessa nova realidade a fim de que seja apresentado pela Administração Pública Municipal, um calendário preciso para pagamento, assim como as folhas de pagamentos e também o fim excludente de pagamentos de uma categoria, enquanto as outras ficam a desejar.

O SINSPUMUC, pede transparência e respeito aos servidores e esclarece que essa medida da Administração Municipal é mais uma manobra para amenizar a sua credibilidade perante a sociedade cururupuense e criar um clima de desconforto entre Servidores e Entidade representativa.

Continuaremos a denunciar esses descasos e colocamo-nos solidários aos/às trabalhadores/as do município, ao tempo em que exigimos da gestão municipal a solução desse grave problema. Disponibilizamos à categoria todo o nosso suporte para o enfrentamento que se colocar necessário para dar solução a essa questão. Não é possível a perpetuação de tamanho desrespeito imposto aos/às servidores deste município, praticado por uma gestão pública que não demonstra responsabilidade ética e social com os seus Servidores.

Cururupu, 11 de janeiro de 2019.

Luilton Lima Costa
PRESIDENTE.

Deixe uma resposta