Logo

Prefeitura inicia projeto de revitalização da fonte da Pacova e das áreas Urbanas da cidade.

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

Com Informações da Asscom de Cururupu

Foto da Ação da Pacova
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, com o trabalho de recuperação da nascente Fonte da Pacova, intensifica o projeto de revitalização de áreas de preservação ambiental no município. 
A SEMATUR, é responsável pela politica ambiental do Município, deu iniciou no último dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, ao Projeto “Educação Ambiental: Conservar o Meio Ambiente e Desenvolver o Turismo Sustentável, é responsabilidade de todos!” tendo como subprojeto: “Olho D’água, Preservação e Recuperação de Fontes”! com objetivo de revitalizar, recuperar as nascentes assoreadas e degradadas, adequar às fontes de água que estão na área urbana da cidade, e despertar a consciência ambiental na população, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes de que um futuro melhor se constrói preservando. 
O Projeto lançado com varias atividades durante o dia de ontem (05), apresentou em escolas e a comunidade, por meio de atividades e participação na radio local uma proposta de recuperação do potencial hídrico das nascentes das Fontes, utilizando os espaços públicos praticamente sem uso a muitos anos, buscando torna-los convidativo ao publico e aos visitantes. 
O projeto faz parte da política pública do governo Municipal, como forma de melhoria social, com estratégias de diagnostico, implantação e condução do processo de preservação, recuperação, contenção de nascentes degradadas. 
“O Projeto atenderá nesta primeira fase a Fonte da Pacova, recuperar a nascente assoreada e degradada, devolvendo a comunidade um dos cartões postais de Cururupu o situado no centro da cidade, com áreas verdes e com grande potencial para utilização, projetando uma praça com mobiliário e equipamentos rústicos, tornando um espaço mais agradável que possa melhorar a qualidade de vida de todos os usuários sem contar que servirá de ponto de visitação ao turista.” Afirmou o secretário Gilberto Fonseca. 
O projeto iniciou pela Fonte da Pacova, a nascente recebeu os serviços de limpeza e roçagem para desobstruir a nascente, prejudicada pelo descarte irregular de resíduos, remoção de resíduos de dentro do poço, limpeza do volume de água existente e plantio de mudas de ipês, palmeiras imperiais e árvores frutíferas no entorno da fonte. As atividades contaram com a participação de estudantes, secretarias municipais, convidados e moradores próximos às áreas. 
Com a revitalização da Fonte da Pacova, o município cria um espaço de convivência para moradores, “inserir esta área de preservação nos roteiros turísticos, readequar o local para visitação, voltar a sentir a água que jorrou muitos anos e sustentou a população de vários bairros da cidade, poder contar a historia desse local que muito contribuiu com a população em grandes tempos de estiagem no passado, estimular a sensibilização, cuidado com a natureza e o desenvolvimento sustentável, são compromissos do nosso plano de governo e que estamos executando desde 2017 quando assumimos. A fonte da Pacova, a exemplo de outras áreas são patrimônios do povo de Cururupu.” Destacou a prefeita professora Rosinha. 
Todo trabalho é coordenada e monitorada pela Engenharia Ambiental do município, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Posto Guará



0 Comentários

Deixe o seu comentário!