A expectativa é que, além da sensação de segurança, o projeto contribua para reduzir casos de violência, melhorar a relação entre estudantes e professores, e aproximar ainda mais a Polícia Militar da comunidade escolar e da sociedade cururupuense.
CURURUPU – Garantir um ambiente escolar mais seguro e livre de violência tem sido um dos grandes desafios enfrentados por autoridades e comunidades em todo o Brasil. Em Cururupu, o problema começa a ser enfrentado de forma mais efetiva com a implantação do Programa Ronda Escolar, que iniciou oficialmente suas atividades no município no último dia 11 de março, após solenidade de abertura realizada em 27 de fevereiro.
O programa, que nasceu há mais de 20 anos no Maranhão, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e é executado pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA). De acordo com dados do governo estadual, em locais onde a Ronda Escolar já funciona, houve uma redução de até 87% das ocorrências de violência em ambiente escolar, consolidando o projeto como uma política pública de referência.
Prevenção, diálogo e segurança
Em Cururupu, a execução é responsabilidade do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), comandado pelo Major Márcio. A proposta vai além da presença ostensiva da polícia: o programa inclui palestras, rodas de conversa, reuniões com pais, professores e alunos, apresentações culturais e acompanhamento familiar.

Segundo o Major Márcio, a ideia é fortalecer a aproximação entre a Polícia e a juventude, desconstruindo estigmas e criando um ambiente mais harmônico dentro e fora das escolas:
“Nosso objetivo é realizar uma aproximação da Polícia com os jovens, diminuindo estigmas difundidos ao longo do tempo. Além disso, buscamos criar um ambiente harmonioso entre corpo docente e discente. Nessa primeira etapa, o programa será realizado em escolas públicas municipais e estaduais de Cururupu, com reuniões mensais para aprimorar as ações”, destacou.
Parceria com a comunidade escolar
A implantação do projeto é resultado de um trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, equipe multidisciplinar e gestores escolares. Para a secretária municipal de Educação, Gesicleide de Jesus Macedo Reis Fonseca, o impacto da Ronda Escolar vai muito além da segurança.
“O projeto Ronda Escolar traz para toda a comunidade a esperança de melhorar a educação e a convivência entre alunos, professores e gestores. A prevenção é o caminho mais eficaz para transformar a realidade em que os estudantes estão inseridos. Além das rondas internas e externas, o programa proporciona atividades pedagógicas e culturais que fortalecem o desempenho dos alunos e envolvem toda a comunidade escolar. Só temos a ganhar com essa iniciativa”, afirmou a secretária.
Escola segura, comunidade fortalecida
Com a chegada do programa, Cururupu passa a integrar a lista de municípios maranhenses que contam com a Ronda Escolar, reforçando o compromisso com a educação, prevenção à violência e promoção da cidadania.
A expectativa é que, além da sensação de segurança, o projeto contribua para reduzir casos de violência, melhorar a relação entre estudantes e professores, e aproximar ainda mais a Polícia Militar da comunidade escolar e da sociedade cururupuense.





