Logo
  • Serrano do Maranhão e mais quatro municípios ganham motoniveladora para melhoria de estradas de acesso aos quilombos.

    Em ato público ocorrido na manha desta sexta-feira, 14, no Palácio dos Leões, o Governo do Estado entregou seis maquinas motoniveladoras a prefeitos de cinco municípios maranhenses onde a população e de maioria afrodescendentes para fazerem melhoramentos nas estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção. 
    Esta ação faz parte do Programa ” Rotas Quilombolas” que tem como objetivo melhorar as estradas de acesso as comunidades quilombolas. 
    Além do governador Flavio Dino e do Secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, estiveram presentes na solenidade os deputados federais, Marcio Jerry e Andre Fufuca que apoiam esta importante ação do Governo do Estado. 
    Para o prefeito de Serrano do Maranhão, Johnson Rodrigues (Maguila), gestor de Serrano do Maranhão, o seu município só tem a ganhar com este equipamento cedido pelo governo do Estado. “Essa máquina vem na hora certa, já que as chuvas tem castigado bastante nossos municípios e deixado nossas estradas intrafegáveis, as estradas estão muito precárias e nós vamos dar todo o apoio e condições para que essa patrol possa trabalhar e beneficiar as comunidades. Serrano do Maranhão só tem a agradecer ao governador Flávio Dino por ajudar o município mais uma vez”.

    Para o Gestor de Comunidades Quilombolas do Governo do Estado, o cururupuense Eduardo Murutim, “essa é uma grande oportunidade que os gestores desses municípios terão de trabalhar com mais vontade e determinação para facilitar a vida dos quilombolas no que diz respeito ao escoamento da produção por estradas melhoradas com qualidade”.

    Para o secretário Gerson Pinheiro o equipamento vai beneficiar comunidades dos cinco municípios que compõem as rotas quilombolas – Serrano do Maranhão, Icatu, Itapecuru, Codó e Peritoró. “Essa máquina vai consertar as estradas que foram danificadas pelas chuvas e facilitar o escoamento da produção dos campos produtivos dos quilombolas, ajudando o homem do campo a se fixar ao seu local de moradia e história”.

    O secretário de Igualdade Racial explicou que vai fazer um termo de cooperação com os prefeitos dos municípios das rotas quilombola. “Já conversamos com os prefeitos e eles estão dispostos a fazer uma parceria conosco para que juntos possamos dar o uso adequado do equipamento”.
    O investimento é superior a R$ 3,5 milhões e faz parte das ações do Programa Caminhos da Produção, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, e servirá para melhorar as estradas rurais e torná-las trafegáveis, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Desde 2017, o Programa Caminhos da Produção já beneficiou mais de 127 cidades.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!