
Iracema Vale, ao receber a notícia do sexto voto favorável à sua reeleição, declarou que a justiça foi feita, ressaltando que o processo nem deveria ter sido instaurado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que o critério de maior idade é constitucional, garantindo assim a eleição da presidente Iracema Vale (PSB) para o biênio 2025-2027 na Assembleia Legislativa do Maranhão. O voto decisivo foi dado pelo ministro André Mendonça na última sexta-feira (30), no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.756, apresentada pelo partido Solidariedade.

“Sinto que foi feita justiça, não só em meu favor, mas também em relação à Assembleia, ao Regimento Interno, e ao processo eleitoral que foi conduzido de maneira lícita e transparente. Espero que este momento seja de gratidão a Deus, aos que confiaram em mim e votaram para me eleger deputada estadual, bem como aos 20 deputados que acreditaram no meu trabalho, ao governador Carlos Brandão (PSB) e a todos que estiveram ao meu lado nesta jornada”, declarou Iracema Vale.
Além de André Mendonça, os ministros que já votaram a favor da reeleição de Iracema foram a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, acompanhada por Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
De acordo com os trâmites processuais, o julgamento da ADI ocorrerá em plenário virtual e está previsto para ser finalizado no dia 6 de junho.





