Ausência do prefeito Aldo Lopes por motivos de saúde foi suprida pela forte articulação do vice prefeito Gustavo Pestana e potencializada pelo Miltinho Aragão e pelo Orleans Brandão.
O cenário político do Litoral Ocidental maranhense ganhou novos contornos neste último fim de semana durante o movimento Por Todo Maranhão de lançamento da pré-campanha de Orleans Brandão, realizado no município de Pinheiro. O evento, que reuniu diversos municípios da Baixada e do Litoral Maranhense, teve como um de seus principais destaques a expressiva mobilização da comitiva de Cururupu, liderada por Gustavo Pestana.
A participação em peso da comitiva cururupuense chamou a atenção nos bastidores, especialmente diante do atual panorama administrativo. O governo do estado enfrenta críticas locais por não ter acrescentado grandes investimentos em Cururupu ao longo dos últimos quatro anos e alguns meses, deixando uma lacuna que é sentida de perto pelos munícipes e que alimenta a desconfiança de parte da população.

Apesar do cenário de escassez de obras estaduais na cidade e dos rumores de distanciamento, o prefeito Aldo Lopes e o vice-prefeito Gustavo Pestana, optaram por reafirmar a fidelidade à administração do governador Carlos Brandão, assegurando o comparecimento massivo no evento de Pinheiro.
Como o maior município da região do litoral, Cururupu conseguiu deslocar centenas de pessoas para o ato político. A mobilização encabeçada por Aldo Lopes e sua equipe estratégica reuniu uma base sólida composta por empresários, políticos locais, aliados de primeira hora, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.
Ausência de Aldo Lopes e bastidores políticos

Uma das ausências mais comentadas da noite foi a do próprio prefeito de Cururupu, Aldo Lopes. Conhecido por sua tradicional animação e pela energia com que costuma contagiar seus correligionários em atos públicos, o gestor não pôde comparecer devido a complicações recentes em seu estado de saúde.
Para suprir a ausência do mandatário, Gustavo Pestana como bom articulador assumiu a linha de frente da delegação natural de Cururupu. Ao lado de Miltinho Aragão, prefeito de São Mateus e forte articulador político do governo Carlos Brandão, a liderança cururupuense ganhou musculatura política e consolidou o grupo como a maior caravana presente no evento em Pinheiro.
Antes da consolidação do ato, os bastidores políticos fervilhavam com indícios de uma possível ruptura entre o grupo político de Cururupu e o Palácio dos Leões. O motivo central seria o esquecimentos por parte do governo do estado do município de Cururupu e a priorização de investimentos estaduais em outras cidades vizinhas da região em detrimento de Cururupu. A alternativa mais comentada e aguardada por setores da oposição e da população local era o anúncio de uma aliança formal entre Aldo Lopes e o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
Com a demonstração de força e apoio a Orleans Brandão neste fim de semana, analistas apontam que a hipótese de rompimento com o Executivo estadual foi exterminada. A expectativa agora se volta para a contrapartida do Palácio dos Leões: interlocutores afirmam que o governador Carlos Brandão deve intensificar os serviços públicos na cidade e, finalmente, conferir o devido reconhecimento ao aliado de primeira hora que Aldo Lopes tem sido desde a sua eleição em 2022, onde Aldo Lopes, esteve na linha de frente enfrentando todos e conquistou mais de 10 mil, votos para Brandão.







