Nos últimos a população do litoral maranhense e os cururupuenses que precisam usar a Ponte Manduca Ribeiro, presenciaram o crescimento da cratera que está tomando conta de toda a cabeça da ponte e parti da via de responsabilidade do estado, MA 006.
A equipe técnica de engenharia da prefeita Professora Rosinha elaborou um relatório técnico e encaminhou a Secretaria de Estado da Infraestrutura – SINFRA, comandada pelo secretário Cleyton Noleto, onde pede a imediata recuperação da cabeça da ponte e as devidas reparações da MA 006.
Em contato com a Sinfra, através da assessoria de comunicação de estado, respondeu ao nosso Blog que as obras obedecem um cronograma e que ainda no mês de abril os serviços iniciarão. “A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que, segundo cronograma, as obras terão início ainda no mês de abril”. Disse a nota da secretaria de Cleyton Neleto

Os serviços terão que iniciar o mais rápido possível e acrescentamos que as responsabilidades pela manutenção da ponte como da via é do governo do estado.
A prefeitura de Cururupu, através da assessoria de comunicação, afirma que há algumas semanas a Ponte Manduca Ribeiro voltou a apresentar problemas em um dos muros de contenção do aterro, desta vez na cabeceira sentido Centro à Areia Branca. Um afundamento com rompimento da parede de contenção interditou parte da pista.
Também afirma que a prefeita professora Rosinha encaminhou vídeos, fotos e um laudo técnico realizado pelo engenheiro Wilkem Pestana relatando as patologias verificadas in loco ao Secretário da SINFRA, Cleyton Noleto, pedindo providencias ao estado e aproveitou para solicitar uma nova vistoria no trecho recuperado em 2019 nessa mesma ponte, quando o muro de contenção de outra cabeceira se rompeu ocasionado pelas fortes e altas mares de Sizígia.
Em resposta, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), enviou na ultima sexta-feira (03/04), uma equipe para vistorias no local. Já na última segunda-feira (06), a equipe responsável pela execução da obra de recuperação do trecho esteve realizando a segunda vistoria e organizando a logística para início da obra.
Segundo o engenheiro da SINFRA, Eliomar, a estrutura da ponte não foi danificada. O que houve segundo ele, foi a movimentação de terra em uma das cabeceiras do aterro da ponte. provavelmente ocasionada pelas fortes chuvas que tem sido registrada na região. Ele descartou que haja risco de desabamento do trecho e o trânsito no local não será interrompido.
O engenheiro acrescentou que a recuperação será iniciada imediatamente. Com o levantamento feito no local e a análise da metodologia que será adotada, a cravação com bate-estacas com vigas (trilhos) metálicas será iniciada nos próximos dias. O quantitativo e a organização da logística para início da obra de uma nova parede de contensão em concreto armado já foi definido.
De acordo com as informações a prefeita professora Rosinha tem mantido dialogo com o Secretário de Estado Cleyton Noleto que se mostrou muito atencioso com o município de Cururupu atendendo de imediato a solicitação da prefeita. O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Wilkem Pestana e o secretário Municipal de Obras, Marcelo Mendes acompanham os serviços.